Conexão Delta Gen

Reprodutores e Sémen

A NEG FAZENDA acredita na tecnologia como um componente imprescindível no melhoramento genético. Assim, fazendo parte do programa de melhoramento e análise genético Delta Gen aliado ao conceito DEP´s. que trata de mais uma ferramenta oferecida para ajudar na escolha dos animais mais aptos a serem matriz de reprodução. Isse trabalho permite uma melhora na assertividade e segurança das informações de nosso rebanho e no processo de aprimoramento dos animais ao mercado.

Compromisso

Aprimoramento genético de nossos rebanhos através do trabalho e análise das informações dos animais.

Qualidade

Neg Fazenda participa da Conexão Delta Gen e possui Certificado C.E.I.P. o que confirma a qualidade de nossos animais.

Responsabilidade

Presamos em todo os nossos processos pelo cuidado ambiental e animal, e com os nossos parceiros e colaboradores os quais são fundamentais.

Melhoramento Genético

A fazenda Nova Estrela do Guaporé (NEG FAZENDA) é participante da Conexão Delta Gen , que gere e desenvolve um programa de melhoramento dos animais através da análise genética de dados obtidos nas avaliações dos animais no desmame, quando são parte dos animais avaliados são vendidos por estarem abaixo das avaliações minimas, esse números de animais é perto de 10% de machos e 20% de fêmeas.Uma segunda avaliação ocorre aos 17 meses, chamado de sobreano, tendo como objetivo obter a estimativa de DEP´s (Diferença Esperada na Progênie)

As estimativas DEP´s são usadas como base no melhoramento genético dos animais, onde são reunidas e analisadas o conjunto de informações dos animais como o peso corporal, idade ao primeiro parto, ganho médio diário de peso, perímetro escrotal, área de olho-do-lombo e espessura de gordura subcutânea, respectivamente, permitindo uma interpretação direta das diferenças entre os animais.

As DEPs, em outras palavras, podem ser interpretadas como o que esperar dos filhos de um determinado reprodutor, permitindo assim um melhoramento genético na qualidade e características desejadas para o rebanho.

Utilizando o conceito de fertilidade, precocidade, velocidade no ganho de peso e carne de qualidade superior a NEG FAZENDA aperfeiçoa a qualidade de seu rebanho e permite uma seleção assertiva de seus animais reprodutores, caso dos Touros.

timeline_pre_loader
Processo de Avaliação

Peso ao nascer (PN)

Expressa em kg, a DEP (PN) é um importante preditor de facilidade no parto. Touros com altas DEP´s para PN não são recomendadas para novilhas com pequena abertura pélvica.

Quantidade de dias para ganhar 160 kg (D160)

É um indicador da precocidade de crescimento em dias necessários para ganhar 160 kg do nascimento a desmama. A DEP D160, além de evitar a seleção direta para peso ao nascer, estabelece objetivos de seleção mais associados a conceito de otimização, pois possibilita identificar touros com progênie mais uniforme e que atingem determinado peso na desmama o mais rápido possível.

Ganho de peso do nascimento a desmama (GND)

Expresso em kg, a DEP (GND) é um indicador na capacidade do touro transmitir genes com efeito direto sobre a velocidade de crescimento do nascimento a desmama (205 dias) de sua progênie. DEP´s elevadas geralmente são recomendados para sistemas com boa disponibilidade de alimento de qualidade

Conformação, precocidade e musculatura (CPM)

Estas características são importantes para se obterem animais mais equilibrados e produtivos. Os escores mais altos indicam presença mais marcante da característica. DEP´s de CPM elevadas são desejáveis para uma maior e mais eficiência para a produção de carne em sistema de ciclo curto.

Prepúcio (UMBIGO)

Avalia-se o tamanho do e formato do prepúcio, nos machos, e do umbigo, nas fêmeas. O prepúcio tem grande importância funcional, pois grandes prepúcio mais longo possibilita lesões causadas pela vegetação, o que pode comprometer o desempenho reprodutivo.

Habilidade materna para GND (HM)

As diferença do desenvolvimento dos bezerros são influenciadas pelas diferenças no potencial de crescimento (direto) e habilidade materna das mães, sendo estas fortemente determinadas pelas variações na produção de leite.

Dias para ganhar 400 kg do nascimento ao sobreano (D400)

É um indicador da precocidade de crescimento em dias necessários para ganhar 400 kg do nascimento ao sobreano. A DEP´s D400 é obtido somando-se os DEP´s D160 e D240 (dias necessários para ganhar 240kg pós desmama). A DEP´s D400 ajuda a identificar touros com progênie mais uniforme e que atinge o ponto de comercialização mais rápido.

Ganho de peso do nascimento ao sobreano (GNS)

Expressa em kg, a DEP´s GNS indica o potencial genético do touro em transmitir à sua progênie genes com efeito direto sobre a velocidade de crescimento, do nascimento ao sobreano (550 dias)

Perímetro escrotal ao sobreano (PE/I e PE/IP)

Expressa em cm, a DEP para o perímetro escrotal ao sobreano é indicador de precocidade sexual. Essas DEP´s elevadas tende a produzir filhos e filhas mais precoces sexualmente.

Idade ao primeiro parto (IPP)

Expressa em dias, a DEP´s IPP é indicadora da precocidade sexual das filhas do touro e está fortemente relacionado à eficiência , rentabilidade e competitividade do rebanho.

Retorno maternal (RMat)

Retorno maternal é um índice bio-econômico que visa identificar vacas com maior eficiência produtiva, e os touros que produzem estas vacas. Os componentes contemplados no cálculo do RMat são: precocidade sexual, permanência produtiva e custo estimado de mantença da vaca e desempenho de seus bezerros.

Altura no sobreano

Esta característica é avaliada no sobreano. A medida é tomada em centímetros, na garupa dos animais. A altura é um indicador de tamanho corporal. Por isso ela contribui na seleção de animais com tamanho adequado ao sistema de produção e ao mercado particular de cada criador.

Duração da gestação

A duração da gestação representa o número de  dias entre a concepção e o nascimento. Vacas com menor período de gestação têm mais tempo para se recuperar após o parto e consequentemente, melhorar sua eficiência reprodutiva.Menores perídios de gestação estão associados com baixos pesos ao nascer e menor dificuldade de parto. Touros com DEP´s baixas ou negativas têm maior potencial para gerar filhas com menor tempo de gestação.

Caracterização Racial

A característica racial é avaliada através de escores com variação 1 a 5, no sobreano. Todos os itens previstos nos padrões raciais, definidos pelas respectivas associações de raça, são considerados, Touros com DEP´s mais elevadas tendem  a produzir progênie com características mais próximas dos padrões raciais.

Peso adulto e altura das vacas

Estas duas características estão diretamente relacionadas com o custo de mantença dos animais. Ao considerar os DEP´s dos touros para pesos adulto e altura das vacas, o produtos deve ter em mente que vacas de peso e tamanho moderado são mais eficientes em ambientes desafiadores, como aqueles fornecidos pelos sistemas de produção predominantes no Brasil.Em ambientes com baixa disponibilidade de nutrientes, a utilização de vacas com peso adultos elevados resultará em menor precocidade (sexual e de acabamento) e redução da fertilidade e eficiência produtiva.

Buscamos Sempre O Melhoramento

“O trabalho através de análise genética tem se mostrado de estrema importância para nós da Neg Fazanda. Através dessa tecnologia nosso rebanho tem se mostrado cada vez mais preparado para atender a demanda e exigencia do mercado.”

CEO

João Braido