Produção racional com responsabilidade ambiental e utilização de tecnologias de ponta com ações e atitudes de respeito ao meio ambiente, os animais e as pessoas envolvidas, são as palavras de ordem da Fazenda Nova Estrela do Guaporé (NEG FAZENDA).
Atividade Pecuária

Meio Ambiente
A pecuária da Fazenda Nova Estrela do Guaporé (NEG FAZENDA) está instalada no estado do Mato Grosso, um dos 8 estados que compõem a região amazônica brasileira. as regulamentações de uso e ocupação da terra, zoneamento, faixa de fronteira, demarcações de terra indígenas são respeitadas por nossas politicas de conduta, assim como as legislações ambienteis e trabalhistas.
O manejo racional das pastagens cultivadas, melhoradas e manejadas através do combate às ervas daninhas invasoras, em épocas estratégicas, mantém os pastos mais novos e em condições ideais para os resultado de produção. A reforma da pastagem é uma necessidade das nossas áreas produtivas mais antigas. A reestruturação do solo incrementa sua produtividade sustentando os níveis de produção e a qualidade da pastagem, exigida pelos animais, superando os efeitos nocivos de pragas e doenças evitando, assim, sua degradação.
O uso correto dos recursos naturais reduz os impactos ambienteis da produção, pratica fundamental para a manutenção da biodiversidade, dos recursos hídricos, da manutenção do ciclo de chuvas e do equilíbrio climático do planeta.

Produção Sustentáveis
A Fazenda Nova Estrela do Guaporé aposta em uma nova fase de produção após o desafio inicial do projeto, buscando qualidade do produto final, com a utilização de modernas tecnologias em substituição à produção extrativista. A identificação e controle de fatores que influenciam na produção torna a propriedade mais competitiva, propiciando a redução de perdas de matéria-prima.
A partir das medidas adotadas, buscamos a valorização dos produtos utilizando tecnologia de produção sustentáveis, aumentando o controle e a governança administrativa.
Buscamos a garantia de qualidade e a segurança alimentar exigidas pelo mercado consumidor adotando práticas que as asseguram, aumentando o controle administrativo, protegendo a biodiversidade e trazendo melhoria de qualidade de vida para as comunidades tradicionais.
Esses conceitos traduzem-se também em agilidade para atender, em tempo hábil, as novas demandas de consumo, representando um passo importante para o controle efetivo de qualidade e para a certificação do produto final.
Melhoramento Genético
O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais que visa o melhoramento genético para as características desejáveis em uma população animal ou vegetal.

Análise Genética de Dados
A empresa é participante da Conexão DeltaGen, que mantém e desenvolve um programa de melhoramento através da análise genética de dados obtidos nas avaliações dos animais no desmame, quando aproximadamente 10% dos machos e 20% das fêmeas são vendidos. Uma segunda avaliação ocorre aos 17-18 meses (sobreano), tendo como resultado a estimação de DEPs. As avaliações são realizadas pela empresa GenSys Consultores Associados S/C Ltda, com sede em Porto Alegre.
O nosso rebanho é formado segundo o conceito de fertilidade, precocidade, velocidade no ganho de peso e carne de qualidade superior, obtendo como resultado o Certificado Especial de Identificação e Produção (C.E.I.P.), conferido aos animais enquadrados no grupo dos 23% superiores.
O certificado (C.E.I.P) é uma importante ferramenta para identificar no universo da pecuária nacional a superioridade de um animal. Esse certificado caracteriza-se como um meio de distinguir quais animais (machos e fêmeas) independente de suas categorias, são realmente animais melhorados.
Essa certificação garanti a qualidade alcançada no desenvolvimento genéticos através do programa de melhoramento de análise genética de dados.
Saiba Mais Sobre Melhoramento Genético

Estimação de DEP´s
DEP´s (Diferença Esperada na Progênie) é a diferença esperada na média das progênies de determinado animal com base na média das progênies de um grupo de animais que são referências e que participaram da mesma avaliação, quando acasalados com indivíduos que tenham, em média, o mesmo potencial genético.
Essa avaliação DEP é usado em todo mundo e serve como base no melhoramento genético dos animais, as comparações das características avaliadas como kg, dias, g/dia, cm, cm2, mm, etc., todos as avaliações de informações de peso corporal, idade ao primeiro parto, ganho médio diário de peso, perímetro escrotal, área de olho-do-lombo e espessura de gordura subcutânea, respectivamente, permitindo uma interpretação direta das diferenças entre animais.
A análise desses dados são fundamentais para a pecuária de corte, transformou a seleção do gado de arte para ciência, causando verdadeira democratização no mercado de touros da pecuária moderna. Antes do cálculo das DEPs, os pecuaristas se baseavam no pedigree e em avaliações visuais para determinar quais eram seus melhores reprodutores, o que aumentava em muito os riscos, já que decisões incorretas com a utilização da genética refletem-se durante muitos anos na produção de uma fazenda.
As DEPs, em outras palavras, podem ser interpretadas como o que esperar dos filhos de um determinado reprodutor. São ferramentas poderosas de comparação, já que têm como base valores relativos. Seu cálculo é feito com a comparação de determinado reprodutor. Para exemplificar, se analisarmos um touro com DEP de peso ao desmame de 12 kg, podemos dizer que, em média, seus filhos serão 12 kg mais pesados na desmama que um touro com DEP zero.
Conexão Delta Gen
O nosso rebanho é formado segundo o conceito de fertilidade, precocidade, velocidade no ganho de peso e carne de qualidade superior, obtendo como resultado o Certificado Especial de Identificação e Produção (C.E.I.P.), conferido aos animais enquadrados no grupo dos 23% superiores.
Esse trabalho revolucionou a pecuária e vem trazendo resultados importantes para a reprodução de rebanhos e na seleção de touros reprodutores.
A fazenda Nova Estrela do Guaporé já vem se utilizando dessas tecnologias de melhoramento e análise genética, que vem permitindo resultados comprovado em nossos rebanhos.

Raça Nelore
A raça Nelore é a base genética de pelo menos 80% do rebanho Brasileiro, apesar de ter desembarcado em nossas terras há apenas um século. Seu grande sucesso está, principalmente, na sua grande adaptação ao clima tropical dominante no território brasileiro e a habilidade materna das vacas, parindo um bezerro vigoroso e de tamanho médio.
Rebanho Nelore
O bovino Nelore é um animal de porte médio, tem grande rusticidade e comportamento de gado andejo, perfeito para as condições brasileiras. As vacas são muito férteis, de instinto maternal muito desenvolvido, tem úberes perfeitos e tetos pequenos que favorecem a amamentação. Os bezerros, ágeis já ao nascerem, prontamente mamam o colostro e estão aptos a escaparem dos inimigos naturais.
Face a uma rigorosa seleção para fertilidade, onde toda a fêmea não prenhe ao final da estação de monta é descartada, os índices de natalidade passam dos 85% todos os anos. O programa de seleção sofisticou-se a partir do ingresso na Conexão DeltaGen.
Atualmente há dois momentos em que a seleção mais se evidencia:
Ao desmame: quando todos os bezerros são comparados quanto às seguintes características: Peso ao nascer, Conformação, Precocidade, Musculatura, Umbigo e Número de dias necessários, desde o nascimento, para atingirem os 200kg de ganho de peso.
De posse desses dados, os especialistas do Gensys calculam um índice para cada bezerro. Os 50% melhores machos permanecem no rebanho e os demais são vendidos para criadores iniciantes ou para recriadores.
Ao sobreano: nova avaliação é feita nos animais remanescentes quanto às características: Conformação Precocidade, Musculatura, Umbigo, Dias para atingir os 400kg de ganho de peso, desde o nascimento, Perímetro Escrotal, Caracterização Racial e Temperamento. Um novo índice é calculado e os piores 50% vão a terminação. Dos 50% selecionados, os melhores 2% são encaminhados para teste de progênie ou são usados como touros reserva da fazenda, sendo testados e oferecidos para venda no ano seguinte.